A FALTA DE OPÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS, FAZEM DO ENSINO DE BIOLOGIA, EM ESPECÍFICO O DE GENÉTICA E CITOLOGIA, POUCO EFICIENTES E INCLUSIVOS. NESTE SENTIDO ESTE RECURSO DIDÁTICO VISA DIMINUIR ESTE FATO INTRIGANTE, POR MEIO DO MÉTODO TÁTIL DE ENSINO, EM QUE MODELOS IMPRESSOS EM 3D REPRESENTAM OS CROMOSSOMOS DE CARIÓTIPO. ESTA TECNOLOGIA PERMITE AO RECURSO MAIOR DURABILIDADE, MANUSEIO E CAPACIDADE DE REPRESENTAR COM MAIS DETALHES O CARIÓTIPO DO QUE OUTROS MATERIAIS, TORNANDO A SUA CAPACIDADE TÁTIL MAIS EFICAZ.
O RECURSO DIDÁTICO TEM VÁRIAS POSSIBILIDADES DE PROMOVER O ENSINO DO CONTEÚDO SOBRE CARIÓTIPO, ABORDANDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: QUANTIDADE DE CROMOSSOMOS; DIFERENÇA DO CARIÓTIPO MASCULINO PARA O FEMININO (MORFOLOGIA DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS); ANEUPLOIDIAS; DOENÇAS CROMOSSÔMICAS; SÍNDROMES, ENTRE OUTRAS FORMAS DE EXECUÇÃO, A PARTIR DESSE RECURSO. POTENCIALIZANDO A INCLUSÃO SOCIAL E DE CONTEÚDO A SER ENSINADO. SENDO ASSIM BARREIRAS SÃO DIMINUÍDAS E NOVOS HORIZONTES EDUCACIONAIS ALMEJADOS.