ESTE É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, QUE TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR AS CONCEPÇÕES QUE ALUNOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, AMBIENTE E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PPGEAS/UERJ) TRAZEM SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA AO RECONTEXTUALIZAR SUA FORMAÇÃO PARA SUA ATUAÇÃO DOCENTE. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM UMA CONCEPÇÃO SOCIALMENTE CONTEXTUALIZADA DE CIÊNCIA, ALINHADA A AUTORES QUE EXALTAM SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO E APONTARAM A DIFICULDADE DE INSERI-LA NA PRÁTICA DE SALA. FOI ABORDADO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE SEUS PERCURSOS FORMATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SUAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, LIGADO ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO BIOLÓGICO (IPB) E ÀS DISCUSSÕES QUE TIVERAM CONTATO NO MESTRADO ACADÊMICO.