O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO AUTONÔMICA DE MODELOS DIDÁTICOS CONSTRUÍDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA, E SUAS IMPLICAÇÕES PARA APRENDIZAGEM. A PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, DE NATUREZA QUALITATIVA FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 08 ESTUDANTES DO 7°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. UTILIZOU-SE PARA A COLETA DOS DADOS O CADERNO DE ANOTAÇÕES, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E GRAVAÇÃO DOS RELATOS DO GRUPO FOCAL. OS DADOS EVIDENCIARAM SIGNIFICÂNCIA EM RELAÇÃO A PRODUÇÃO AUTONÔMICA DOS MODELOS DIDÁTICOS, PROTAGONISMO ESTUDANTIL, POTENCIAL COGNITIVO, COLABORAÇÃO E AUTONOMIA, BEM COMO A COMPREENSÃO SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. CONCLUI-SE QUE A METODOLOGIA APRESENTOU-SE COMO RELEVANTE PARA MEDIAÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA, QUE A PRODUÇÃO AUTONÔMICA DE MODELOS DIDÁTICOS, O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICA SÃO FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A APRENDIZAGEM E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.