A PESQUISA OBJETIVOU AVALIAR A CONTRIBUI??O, A PARTIR DA IMPLEMENTA??O CONSCIENTE DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), NA PR?TICA PEDAG?GICA DE GRADUANDOS DO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA). SE CARACTERIZA DENTRO DA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVO. PARA COLETA DE DADOS APLICOU-SE UM QUESTION?RIO COM PERGUNTAS SEMI-ABERTAS E CONSTRUIU-SE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA OFICINA, FOCANDO NAS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM FORMA??O EM RELA??O AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE A PROPOSTA CONTRIBUIU PARA O PROCESSO DE FORMA??O DOS ALUNOS, POIS SE APROXIMARAM DA TDIC DE FORMA A VISLUMBRAR SUA INCLUS?O NA PR?TICA, SENDO POSS?VEL DESTACAR O PAPEL EFICAZ DESTAS, QUANDO APLICADAS EM SALA DE AULA. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE AS TDIC S?O FERRAMENTAS NECESS?RIAS PARA O APRIMORAMENTO DOS PROFESSORES EM FORMA??O DE FORMA A CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.