OS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO E APOIAM O PROFESSOR NO ATO DE LECIONAR. LOGO, ESTE TRABALHO MIRA AVALIAR O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE BIOLOGIA, ALÉM DE RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO COM 82 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARACURU, CEARÁ, ONDE REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS SEGUIDOS DE UM QUESTIONÁRIO MISTO PARA FINS DE AVALIAÇÃO. OBSERVOU-SE UM CONSENTIMENTO NA EFICÁCIA DOS MODELOS NA SALA DE AULA, ONDE 91% DOS ALUNOS PREFEREM AULAS COM A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR JUNTAMENTE COM OS MODELOS DIDÁTICOS E 79% DISSERAM QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS. NOTOU-SE NOS DISCENTES BENEFÍCIOS COMO PROTAGONISMO, CURIOSIDADE E ENTUSIASMO, BEM COMO, PARA O DOCENTE, UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA DEIXAR A AULA MAIS PRÁTICA, CRIATIVA E DINÂMICA.