OS CONCEITOS DE CORRELAÇÃO E CAUSALIDADE SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS DA FISIOLOGIA, PORÉM, GRANDE PARTE DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO ENFRENTAM DIFICULDADE PARA DIFERENCIÁ-LOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESENVOLVER E VALIDAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE ABORDE A DIFERENÇA ENTRE CORRELAÇÃO E CAUSALIDADE. PARA ELABORÁ-LA, UTILIZAMOS A TEMÁTICA DA MICROBIOTA, POR SE TRATAR DE UM TEMA ATUAL, PRESENTE NO DIA A DIA DOS ALUNOS E QUE É AFETADO POR VÁRIAS VARIÁVEIS, ESTABELECENDO DIFERENTES RELAÇÕES COM CADA UMA DELAS. A SD FOI VALIDADA EM UMA APLICAÇÃO PILOTO E POSTERIORMENTE POR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO. AS CRÍTICAS CONTRIBUÍRAM PARA ALTERAÇÕES NA SD QUE, EM GERAL, TEVE AVALIAÇÃO POSITIVA, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À TEMÁTICA E ÀS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS.