ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OBJETIVA APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES ALCANÇADAS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO CURSINHO PREPARATÓRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E APONTAR OS ELEMENTOS FORMATIVOS QUE ESTA PRÁTICA POSSIBILITOU À FUTURA PROFESSORA DE BIOLOGIA. ESSA ATIVIDADE OCORREU EM UMA TURMA DO CURSINHO PREPARATÓRIO VESTIBULAR, OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, CAMPUS DE MOJU. A AULA FOI SOBRE O TEMA “VÍRUS” E DESENVOLVIDA EM TRÊS MOMENTOS – AULA EXPOSITIVA DIALOGADA SOBRE O CONTEÚDO DE VÍRUS, DINÂMICA DEMONSTRATIVA SOBRE A TRANSMISSÃO DOS VÍRUS E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS RELACIONADAS ÀS IST’S. NESSE RELATO, AS AÇÕES EXECUTAS NA AULA FORAM DESCRITAS E ANALISADAS SEGUNDO A LUZ DA LITERATURA LEVANTADA. VERIFICOU-SE QUE OS DISCENTES FORAM ESTIMULADOS COM A PROPOSTA IMPLEMENTADA E QUE A PARTIR DA DEMONSTRAÇÃO REALIZADA ELES TIVERAM MAIOR FACILIDADE EM ASSIMILAR O CONTEÚDO ESTUDADO. CONCLUI-SE ASSIM, QUE A UTILIZAÇÃO DA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA E O USO DA DEMONSTRAÇÃO SOBRE O ASSUNTO VÍRUS FORAM PROMISSORES, POIS TAIS METODOLOGIAS FACILITARAM E APROXIMARAM O CONTEÚDO TRABALHADO DOS EDUCANDOS. EM TERMOS DE CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS ESSA EXPERIÊNCIA PROPORCIONOU À LICENCIANDA CONHECIMENTOS QUE FORAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA CONSOLIDAR A CONSTRUÇÃO DE SUA AUTONOMIA DOCENTE.