O PROCESSO INVESTIGATIVO PODE SER CONSIDERADO COMO UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. NESTE TRABALHO PRETENDE-SE REFLETIR SOBRE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE VISARAM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, PARA ESTUDANTES DE SEXTO ANO, E QUE FORAM REALIZADAS EM ESPAÇOS ESCOLARES EXTERNOS À SALA DE AULA (PÁTIO, QUADRA, JARDIM E HORTA). TRABALHAR NESTES AMBIENTES FOI BASTANTE SATISFATÓRIO, POIS OS ESTUDANTES PUDERAM OBSERVAR, LEVANTAR HIPÓTESES, EXPERIMENTAR, DESCOBRIR, DISCUTIR, DE FORMA NATURAL E PRAZEROSA, TORNANDO-OS ENVOLVIDOS E INTERESSADOS EM COMPREENDER E CONSTRUIR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. AS AULAS NA ÁREA VERDE DA ESCOLA PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA UM NOVO OLHAR À NATUREZA, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS ESTUDANTES. ASSIM, ESPERA-SE ENCORAJAR E INSPIRAR OUTROS PROFESSORES A SE APROPRIAREM DESTES ESPAÇOS PARA AS SUAS AULAS.