RESUMO
O TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O “JARDIM BOTÂNICO DO CARIRI”, LOCALIZADO NA CIDADE DE BARBALHA, NO ESTADO DO CEARÁ, COMO ESPAÇO NÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA, QUALITATIVA E DE CAMPO. FOI REALIZADA NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2019. PARTICIPARAM DAS ENTREVISTAS FUNCIONÁRIOS INTEGRANTES DO “JARDIM BOTÂNICO DO CARIRI. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS E APRESENTADOS PARTIR DA ABORDAGEM DO LUGAR, ASPECTOS AMBIENTAIS, PROPÓSITOS E FINALIDADES. OS RESULTADOS APONTAM QUE O “JARDIM BOTÂNICO DO CARIRI” APRESENTA POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, NO QUAL SE DESTACA O ENSINO DA FLORA NATIVA QUE SE FAZ PREDOMINANTE, ASSIM COMO SEUS ASPECTOS GEOECOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE ESPAÇO APRESENTA-SE COMO IMPORTANTE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LOCAL E REGIONAL, BEM APRESENTA-SE COMO UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR FACE AS CONTRIBUIÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS O QUAL CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.