O USO DO LIVRO DIDÁTICO (LD) EM SALA PELOS PROFESSORES MUITAS VEZES SE TORNA O PRINCIPAL MOTOR DAS AULAS, O QUE TORNA IMPORTANTE A PESQUISA SOBRE COMO LD APRESENTA AS ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM RELAÇÃO COM O PENSAMENTO CRÍTICO (PC) EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA. PARA TANTO REALIZAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO DOCUMENTAL, POR MEIO DA ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDOS EM 11 LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANALISANDO A NATUREZA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. VISANDO A IMPORTÂNCIA DA EA, PENSANDO NOS AVANÇOS DA TECNOLOGIA, AS CATÁSTROFES QUE NOSSO PLANETA SOFRE A CADA DIA E COMO A SOCIEDADE SE CALA PARA ISSO, É QUE ESSE TRABALHO FOI ESCRITO, TAMBÉM ANALISANDO O PAPEL DO PC NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS.