OS LIVROS DIDÁTICOS SÃO RECURSOS AMPLAMENTE PESQUISADOS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS. NO ENTANTO, MUITAS SÃO AS POSSIBILIDADES DE ESTUDO A SEU RESPEITO. ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA, A GENÉTICA SE COLOCA COMO ALGO DESAFIADOR, DADO OS SEUS NÍVEIS DE ABSTRAÇÃO E OS DIVERSOS CONCEITOS ENVOLVIDOS. MEDIANTE ESSAS QUESTÕES, CONSIDERAMOS QUE COMPREENDER O QUE TEM SIDO PESQUISADO A RESPEITO DO LIVRO DIDÁTICO E DO ENSINO DE GENÉTICA PODE PROPICIAR REFLEXÕES INTERESSANTES. NESSE SENTIDO, NO PRESENTE TRABALHO TEMOS COMO OBJETIVO CARACTERIZAR A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. PARA ISSO REALIZAMOS DISCUSSÕES COM BASE EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ELABORADA A PARTIR DE CINCO EDIÇÕES DO ENPEC. NOSSOS RESULTADOS APONTAM PARA UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS, TEMAS E PERSPECTIVAS NAS PESQUISAS ENCONTRADAS. CONTUDO, CONSIDERAMOS QUE DEMAIS ESTUDOS SOBRE A QUESTÃO SE COLOCAM COMO NECESSÁRIOS.