LEITURA E ESCRITA COM ÊNFASE NA PRODUÇÃO DE CORDEL DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO TOMÁS NETO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7448 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 4512 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA COM ÊNFASE NA PRODUÇÃO DE CORDEL DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO TOMÁS NETO" "resumo" => "RESUMONossa proposta está focada no trabalho com a leitura e escrita para com alunos de uma turma de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual João Tomás Neto em Lagoa de Pedras/ RN. Tendo em vista que os alunos apresentavam dificuldades em ler e escrever, montamos uma proposta baseada numa situação real, a partir do regimento interno da escola, eles tiveram que produzir um folheto de cordel. A escola como parte integrante da sociedade necessita levar o aluno a obter um olhar crítico perante o mundo, no entanto, diante da ausência da prática de leitura e produção escrita em seu cotidiano, se ver diante de um dilema: O que fazer para motivar os alunos a fomentar a leitura e escrita enquanto prática social? Preocupados com a problemática citada, resolvemos desenvolver este projeto que visa à produção de ações e reflexões, apoiando-se num contexto da leitura e da escrita. Considerando a Língua Portuguesa como uma disciplina indispensável à (re)estruturação curricular da escola ao tratar a leitura fundamentalmente, como objeto de ensino, para que possa constituir também objeto de aprendizagem, tomamos como ferramenta o Regimento Interno da Escola Estadual João Tomás Neto a fim de se trabalhar em sala de aula a Leitura e escrita com foco na produção de um folheto de cordel a partir do regimento. A escolha desse gênero se deu através de uma aula de Língua Portuguesa sobre princípios fundamentais do verso em Português, na qual os alunos demostraram interesse e atenção. Acreditamos, portanto, que com essa produção estivemos contribuindo de forma reflexiva e crítica para a prática social da leitura e produção textual a fim de obtermos modelos de leitores proficientes. Tomamos como suporte teórico Kleiman (2004), PCN de Língua portuguesa (2007) e SOLÉ (1998).Palavras-Chave: Leitura; escrita; produção de cordel." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA;, ESCRITA;, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_07_2014_14_16_12_idinscrito_4512_1906b637ebd1562a9bf3bed3ceb15d78.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SOLANGE DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "SOLANGE" "autor_email" => "sol_lyma@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP: FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7448 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 4512 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA COM ÊNFASE NA PRODUÇÃO DE CORDEL DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO TOMÁS NETO" "resumo" => "RESUMONossa proposta está focada no trabalho com a leitura e escrita para com alunos de uma turma de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual João Tomás Neto em Lagoa de Pedras/ RN. Tendo em vista que os alunos apresentavam dificuldades em ler e escrever, montamos uma proposta baseada numa situação real, a partir do regimento interno da escola, eles tiveram que produzir um folheto de cordel. A escola como parte integrante da sociedade necessita levar o aluno a obter um olhar crítico perante o mundo, no entanto, diante da ausência da prática de leitura e produção escrita em seu cotidiano, se ver diante de um dilema: O que fazer para motivar os alunos a fomentar a leitura e escrita enquanto prática social? Preocupados com a problemática citada, resolvemos desenvolver este projeto que visa à produção de ações e reflexões, apoiando-se num contexto da leitura e da escrita. Considerando a Língua Portuguesa como uma disciplina indispensável à (re)estruturação curricular da escola ao tratar a leitura fundamentalmente, como objeto de ensino, para que possa constituir também objeto de aprendizagem, tomamos como ferramenta o Regimento Interno da Escola Estadual João Tomás Neto a fim de se trabalhar em sala de aula a Leitura e escrita com foco na produção de um folheto de cordel a partir do regimento. A escolha desse gênero se deu através de uma aula de Língua Portuguesa sobre princípios fundamentais do verso em Português, na qual os alunos demostraram interesse e atenção. Acreditamos, portanto, que com essa produção estivemos contribuindo de forma reflexiva e crítica para a prática social da leitura e produção textual a fim de obtermos modelos de leitores proficientes. Tomamos como suporte teórico Kleiman (2004), PCN de Língua portuguesa (2007) e SOLÉ (1998).Palavras-Chave: Leitura; escrita; produção de cordel." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA;, ESCRITA;, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_07_2014_14_16_12_idinscrito_4512_1906b637ebd1562a9bf3bed3ceb15d78.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SOLANGE DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "SOLANGE" "autor_email" => "sol_lyma@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP: FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }