Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DO CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL

Palavra-chaves: ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6785
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 2131
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL"
    "resumo" => "O ensino de língua inglesa é uma oportunidade concebida ao aluno de embarcar em um mundo novo ao qual ainda não faz parte e conhecer uma cultura diferente da sua. É uma porta aberta para um encontro sociocultural em que esses alunos confrontem sua cultura com a de outrem. O estudante brasileiro sofre influência de vários aspectos socioculturais das sociedades estrangeiras. Partindo de um contexto intercultural, é possível romper as barreiras de conceitos pré-moldados em relação à cultura de outros países trazendo uma realidade distante para perto do aluno. Considerando o cinema como um dos veículos de massa mais explorados para a propagação de informações e ideologias com propósitos diversificados, desenvolvemos este estudo – um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID – aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘’anula’’ nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Nessas aulas, utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate entre os alunos, e algumas cenas do filme americano do diretor Peter Weir (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de língua inglesa. É igualmente uma oportunidade de torná-lo íntimo com a língua estrangeira (LE) em foco construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_06_2014_13_38_39_idinscrito_2131_5929ff26aec9a8a2e657e12f96e94330.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILENE MOREIRA EVANGELISTAS"
    "autor_nome_curto" => "CILENE"
    "autor_email" => "cilenem15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOAQUIM TORRES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6785
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 2131
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL"
    "resumo" => "O ensino de língua inglesa é uma oportunidade concebida ao aluno de embarcar em um mundo novo ao qual ainda não faz parte e conhecer uma cultura diferente da sua. É uma porta aberta para um encontro sociocultural em que esses alunos confrontem sua cultura com a de outrem. O estudante brasileiro sofre influência de vários aspectos socioculturais das sociedades estrangeiras. Partindo de um contexto intercultural, é possível romper as barreiras de conceitos pré-moldados em relação à cultura de outros países trazendo uma realidade distante para perto do aluno. Considerando o cinema como um dos veículos de massa mais explorados para a propagação de informações e ideologias com propósitos diversificados, desenvolvemos este estudo – um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID – aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘’anula’’ nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Nessas aulas, utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate entre os alunos, e algumas cenas do filme americano do diretor Peter Weir (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de língua inglesa. É igualmente uma oportunidade de torná-lo íntimo com a língua estrangeira (LE) em foco construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_06_2014_13_38_39_idinscrito_2131_5929ff26aec9a8a2e657e12f96e94330.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILENE MOREIRA EVANGELISTAS"
    "autor_nome_curto" => "CILENE"
    "autor_email" => "cilenem15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOAQUIM TORRES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O ensino de língua inglesa é uma oportunidade concebida ao aluno de embarcar em um mundo novo ao qual ainda não faz parte e conhecer uma cultura diferente da sua. É uma porta aberta para um encontro sociocultural em que esses alunos confrontem sua cultura com a de outrem. O estudante brasileiro sofre influência de vários aspectos socioculturais das sociedades estrangeiras. Partindo de um contexto intercultural, é possível romper as barreiras de conceitos pré-moldados em relação à cultura de outros países trazendo uma realidade distante para perto do aluno. Considerando o cinema como um dos veículos de massa mais explorados para a propagação de informações e ideologias com propósitos diversificados, desenvolvemos este estudo – um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID – aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘’anula’’ nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Nessas aulas, utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate entre os alunos, e algumas cenas do filme americano do diretor Peter Weir (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de língua inglesa. É igualmente uma oportunidade de torná-lo íntimo com a língua estrangeira (LE) em foco construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.