Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA DO MEU BAIRRO: UMA INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCACIONAL COMO EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Palavra-chaves: HABILIDADES DE LEITURA;, INTERVENÇÕES CULTURAIS;, PRÁTICA DE ENSINO. Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6711
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 3104
    "titulo" => "A ESCOLA DO MEU BAIRRO: UMA INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCACIONAL COMO EXPERIÊNCIA DE ENSINO"
    "resumo" => "Em maio de 2014 teve lugar em Parelhas/RN o III Festival Cultural da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos, cujo principal objetivo foi estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura nos alunos por meio de manifestações como o Cordel, a Embolada e o Hip Hop. O presente trabalho visa expor resultados desse evento, enfocando a atuação de alunos e professores do Curso de Letras da UFRN/CERES/Currais Novos que destacaram formas de lidar com a diversidade cultural através dessas manifestações. Durante os dois turnos do dia 24 de maio de 2014 foram apresentadas comunicações que perpassaram por diversas áreas: “O gênero charge em sala de aula”; “Uma infância vivida na cultura popular: experiências e criações”; “A paródia como processo de ensino”; “Cordel: da declamação à leitura em voz alta”; “Fabião das Queimadas, uma poesia da liberdade”; “Poéticas populares do Nordeste”; “Artes murais: projetos comunitários” e “A Importância de ler o mundo através do seu mundo”. Em forma de aulas interativas, estas intervenções situaram como espaço privilegiado a sala de aula e as artes populares, ressaltando sua importância no processo de ensino e destacando a escola como espaço sócio-cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "HABILIDADES DE LEITURA;, INTERVENÇÕES CULTURAIS;, PRÁTICA DE ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_06_2014_14_44_57_idinscrito_3104_ed6289039d454c82d25ca5d8224dfbbc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL FRANCISCO"
    "autor_email" => "danielbssletras@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6711
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 3104
    "titulo" => "A ESCOLA DO MEU BAIRRO: UMA INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCACIONAL COMO EXPERIÊNCIA DE ENSINO"
    "resumo" => "Em maio de 2014 teve lugar em Parelhas/RN o III Festival Cultural da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos, cujo principal objetivo foi estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura nos alunos por meio de manifestações como o Cordel, a Embolada e o Hip Hop. O presente trabalho visa expor resultados desse evento, enfocando a atuação de alunos e professores do Curso de Letras da UFRN/CERES/Currais Novos que destacaram formas de lidar com a diversidade cultural através dessas manifestações. Durante os dois turnos do dia 24 de maio de 2014 foram apresentadas comunicações que perpassaram por diversas áreas: “O gênero charge em sala de aula”; “Uma infância vivida na cultura popular: experiências e criações”; “A paródia como processo de ensino”; “Cordel: da declamação à leitura em voz alta”; “Fabião das Queimadas, uma poesia da liberdade”; “Poéticas populares do Nordeste”; “Artes murais: projetos comunitários” e “A Importância de ler o mundo através do seu mundo”. Em forma de aulas interativas, estas intervenções situaram como espaço privilegiado a sala de aula e as artes populares, ressaltando sua importância no processo de ensino e destacando a escola como espaço sócio-cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "HABILIDADES DE LEITURA;, INTERVENÇÕES CULTURAIS;, PRÁTICA DE ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_06_2014_14_44_57_idinscrito_3104_ed6289039d454c82d25ca5d8224dfbbc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL FRANCISCO"
    "autor_email" => "danielbssletras@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Em maio de 2014 teve lugar em Parelhas/RN o III Festival Cultural da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos, cujo principal objetivo foi estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura nos alunos por meio de manifestações como o Cordel, a Embolada e o Hip Hop. O presente trabalho visa expor resultados desse evento, enfocando a atuação de alunos e professores do Curso de Letras da UFRN/CERES/Currais Novos que destacaram formas de lidar com a diversidade cultural através dessas manifestações. Durante os dois turnos do dia 24 de maio de 2014 foram apresentadas comunicações que perpassaram por diversas áreas: “O gênero charge em sala de aula”; “Uma infância vivida na cultura popular: experiências e criações”; “A paródia como processo de ensino”; “Cordel: da declamação à leitura em voz alta”; “Fabião das Queimadas, uma poesia da liberdade”; “Poéticas populares do Nordeste”; “Artes murais: projetos comunitários” e “A Importância de ler o mundo através do seu mundo”. Em forma de aulas interativas, estas intervenções situaram como espaço privilegiado a sala de aula e as artes populares, ressaltando sua importância no processo de ensino e destacando a escola como espaço sócio-cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.