O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA AINDA É MARCADO PELA MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS, SEM QUE HAJA RELAÇÃO DESTES COM O COTIDIANO DO ALUNO. COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE, AS ATIVIDADES LÚDICAS SE CONFIGURAM COMO METODOLOGIAS ATRATIVAS E FACILITADORAS DO PROCESSO EDUCACIONAL. EM VISTA DISSO, DESENVOLVEMOS UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, QUE CONSISTIU EM CONHECER AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITAPIPOCA-CEARÁ, ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, BEM COMO INVESTIGAMOS AS IMPRESSÕES DO JOGO “CONHECENDO A CÉLULA”, ELABORADO PARA ESTA ATIVIDADE. UTILIZAMOS QUESTIONÁRIOS CUJAS RESPOSTAS FORAM ANALISADOS PELO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. REGISTRAMOS QUE O JOGO DIDÁTICO EM CONJUNTO COM A AULA EXPOSITIVO-DIALOGADA FACILITOU A COMPREENSÃO DO ASSUNTO. CONCLUÍMOS QUE ESSAS ATIVIDADES AO ALIAR ENSINO E LUDICIDADE, DESENVOLVERAM NOS ALUNOS À MOTIVAÇÃO E O PRAZER EM APRENDER.