A FORMAÇÃO DE PROFESSORES REQUER ARTICULAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE SOBRE A ABORDAGEM E DESENVOLVIMENTO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA, NA DISCIPLINA DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR (PECC), EM UMA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL (IFFAR-SVS). A PECC EM SUA CONFIGURAÇÃO, PROPÕE QUE A FORMAÇÃO INICIAL POSSIBILITE A REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS, POR MEIO DE DIFERENTES MÉTODOS E ESTRATÉGIAS, AS QUAIS VENHAM A AUXILIAR NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. SENDO ASSIM, NO DECORRER DO TEXTO, PRETENDE-SE DISCUTIR A CONCEPÇÃO DE EXPERIMENTO DOS LICENCIANDOS, A ELABORAÇÃO DOS EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS REALIZADOS PELOS MESMOS, E OS BENEFÍCIOS DESTA PROPOSTA PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA COMPREENDEREM AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE PREZA PELO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E CONCEBE O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.