O USO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS É CADA VEZ MAIS COMUM. MUITO TRABALHOS QUE MOSTRAM A PRÁTICA DO PROFESSOR APONTAM UMA REPRODUÇÃO DE MODELOS A PARTIR DE ROTEIROS PRONTOS OU TRAZEM RECOMENDAÇÕES DE FILMES QUE PODEM SER UTILIZADOS DEPENDENDO DO CONTEÚDO A SER TRABALHADO. DIANTE DISTO, UMA PROPOSTA PARA A INTRODUÇÃO DO VÍDEO DE MANEIRA FUNDAMENTADA, OU SEJA, COMO MAIS UM TIPO DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA, A PARTIR DO CONCEITO DE ENDEREÇAMENTO, FOI REALIZADO DURANTE 4 SEMESTRES, COM ESTUDANTES DE BIOLOGIA, DENTRO DA DISCIPLINA DE ECOLOGIA BÁSICA, DE MODO A PROMOVER A AUTONOMIA EM SUAS PRÁTICAS. OS ESTUDANTES FORAM LEVADOS A REFLETIR E A CONSTRUIR UM VÍDEO INCLUINDO PENSAR DESDE O PÚBLICO ATÉ AS ESCOLHAS ESTÉTICAS E TÉCNICAS. FORAM PRODUZIDOS VÍDEOS MAIS AUTORAIS E APRESENTANDO MAIOR CONSCIÊNCIA NAS ESCOLHAS FEITAS, DEMONSTRANDO ASSIM POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS A PARTIR DO CONCEITO DE ENDEREÇAMENTO.