ESTE ARTIGO É PARTE INTEGRANTE DE UMA PESQUISA QUE CULMINOU NA PRODUÇÃO DE UMA TESE DE DOUTORADO. INVESTIGA A PRODUÇÃO DE SEXUALIDADES EM MATERIAIS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS POR UMA EDITORA VINCULADA A IGREJA PROTESTANTE. O MATERIAL EMPÍRICO ANALISADO CONSISTE EM EXCERTOS DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO EM UMA ESCOLA CONFESSIONAL. TAL ANÁLISE É FEITA À LUZ DAS TEORIZAÇÕES DE MICHEL FOUCAULT ACERCA DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES, DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER-SABER. A DISCUSSÃO É DESCRITA EM TRAMA NARRATIVA, EM FORMA DE FICÇÃO, CUJO NARRADOR - PERSONAGEM É O PRÓPRIO “LIVRO DIDÁTICO DESPEITADO”, QUE DESCREVE A SEXUALIDADE EM MODOS DE CONFISSÃO. A QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO É: QUE DISCURSOS SOBRE SEXUALIDADE TRANSITAM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL? OS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTÊNCIA DE DISCURSOS MATIZADOS POR UMA SEXUALIDADE CONSERVADORA QUE INVESTE NA REGULAÇÃO DO MODO DE VIVER EM CONFORMIDADE COM OS PRINCÍPIOS DOGMÁTICOS DA RELIGIÃO.