IDENTIFICADO: A “CEGUEIRA BOTÂNICA”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR O PERFIL DOS ITENS REFERENTES À ESSA TEMÁTICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ENTRE OS ANOS DE 1998 ATÉ 2019. A PESQUISA FOI DESCRITIVO-ANALÍTICA, CUJA TÉCNICA PARA COLETA DE DADOS FOI O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS POR ANÁLISE DE CATEGORIAS. FORAM ANALISADOS 22 EXAMES TOTALIZANDO 156 ITENS, CATEGORIZADOS EM: INTERDISCIPLINARES, ECOLOGIA, EVOLUÇÃO, FISIOLOGIA, ANATOMIA, CITOLOGIA E HISTOLOGIA. OS RESULTADOS INDICAM QUE 49,35% SÃO INTERDISCIPLINARES, SENDO QUE AS DEMAIS CATEGORIAS SÃO MARCADAS PELA CONTEXTUALIZAÇÃO E PRESENÇA DE SITUAÇÃO-PROBLEMA. OS RESULTADOS PODEM AJUDAR NO COMBATE À CEGUEIRA BOTÂNICA, UMA VEZ QUE, DADAS AS PROPORÇÕES DO ENEM, SUAS ABORDAGENS NÃO SE RESTRINGEM AO CARÁTER PROPEDÊUTICO, MAS AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DE DIMENSÕES PLURALIZADAS.