ESTE ESTUDO PARTE DE CARACTERÍSTICAS PRESENTES NA PERSONALIDADE DA BONECA EMÍLIA, PERSONAGEM DE MONTEIRO LOBATO, APRESENTANDO-A COMO UM PERSONAGEM COMPLEXO, CONFORME A TEORIA DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN (2000, 2003, 2004, 2007). BUSCAMOS REFLETIR AS AÇÕES, OS PENSAMENTOS, OS QUESTIONAMENTOS E AS FILOSOFIAS DA EMÍLIA DE FORMA A CONSTRUIR APRENDIZADOS DESEJÁVEIS PARA ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS, A LUZ DO QUE DISCUTE A TEORIA DA COMPLEXIDADE. PARA TANTO, PARTIMOS DO ESTUDO DE CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM EMÍLIA, PRESENTES EM OBRAS DE MONTEIRO LOBATO, AFIM DE DISCUTIR AS INCERTEZAS DO MUNDO DA CIÊNCIA, A FRAGMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES, A IMPORTÂNCIA DE READQUIRIR UMA IDENTIDADE TERRENA E UMA REAPROXIMAÇÃO DA NATUREZA COMO SERES HUMANOS, PARTE INTEGRANTE DA BIOSFERA. OS RESULTADOS NOS MOSTRAM UMA GAMA DE POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E O ENSINO DE CIÊNCIAS, EXEMPLIFICADOS NAS VIVÊNCIAS DA BONECA EMÍLIA ATRAVÉS DE SUAS CARACTERÍSTICAS QUESTIONADORA, CRIATIVA E FORTE.