O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO SOBRE A DISCIPLINA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE E SUA IMPORTÂNCIA, PRINCIPALMENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS A ESTUDANTES QUE JÁ TINHAM CURSADO A DISCIPLINA, DEPOIS REALIZADA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA A PARTIR DAS ANÁLISES DOS RESULTADOS. OS DADOS OBTIDOS NOS MOSTRAM QUE OS ESTUDANTES TÊM NOÇÃO DA INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE RECONHECEM A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES FORMAS DE CONHECIMENTO, ALÉM DISSO, ENTENDEM A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CONTEXTUAL DE CIÊNCIAS PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ISSO NOS MOSTRA QUE A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA TÊM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS JUSTIFICANDO TRABALHOS COMO ESTE