ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE – PE. SUA REALIZAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO APROXIMAR OS ALUNOS DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS EM SALA E FAZER COM QUE ELES OBSERVEM, PESQUISEM, QUESTIONEM E REGISTREM PARA APRENDIZAGEM E DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA, DESPERTANDO-OS PARA A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ATUAL DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO. A SEQUÊNCIA DO ENSINO ACONTECEU ESSENCIALMENTE EM TRÊS MOMENTOS ESPECÍFICOS: (1) EXPOSIÇÃO DIALOGADA, (2) AULA DE CAMPO, (3) SIMULAÇÃO DE UMA REUNIÃO PÚBLICA. EVIDENCIOU-SE QUE, COM AULA DE CAMPO E A SIMULAÇÃO, A APRENDIZAGEM CONCRETIZOU-SE DE FORMA MAIS EFETIVA, VISTO QUE OS ALUNOS PUDERAM APRENDER O CONTEÚDO DE MANEIRA DINÂMICA, POIS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO E PUDERAM SANAR SUAS DÚVIDAS AO LONGO DESTA EXPERIÊNCIA.