O SURDO COMO PARTE INTEGRANTE DA SOCIEDADE, EM ALGUNS ASPECTOS V?-SE SEGREGADO, COMO NOS M?TODOS DE DIVULGA??O DE CONCEITOS E TERMOS DA EDUCA??O EM SA?DE. COM ISSO A DIVULGA??O CIENTIFICA TORNA-SE UMA TENTATIVA DE SANAR PARTE DESSA SEGREGA??O, PELO SEU F?CIL ACESSO E COMPREENS?O. A PARTIR DISSO, OBJETIVAMOS ANALISAR V?DEOS QUE TENHAM COMO TEM?TICA A EDUCA??O EM SA?DE, COMO UM MEIO DE DIVULGA??O CIENT?FICA PASS?VEL DE UTILIZA??O PARA A EDUCA??O DE SURDOS. PARA ISSO FOI UTILIZADO O INSTRUMENTO DE GOMES (2008) QUE TRABALHA COM DIFERENTES CATEGORIAS PARA A AN?LISE DE V?DEOS NA DIVULGA??O CIENTIFICA, UTILIZANDO O PORTAL ABERTO YOUTUBE COMO MEIO DE BUSCA DOS V?DEOS. ATRAV?S DA CATEGORIZA??O FOI POSS?VEL PERCEBER O M?NIMO EXISTENTE DE V?DEOS COM DIRECIONAMENTO PARA O PUBLICO SURDO, CONTANDO QUE APENAS UM DELES POSSUI TELA DE INTERPRETA??O PARA LIBRAS E DOIS S?O SURDOS EXPLICANDO CONCEITOS EM LIBRAS, ENQUANTO OS DEMAIS S?O APENAS PARA OUVINTES.