NAHUM, Helen Regina Machado et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74596>. Acesso em: 23/12/2024 15:10
REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE BEL?M, PAR?, COM ALTO ?NDICE DE ADOLESCENTES GR?VIDAS, ESTE TRABALHO, ENTRE SEUS OBJETIVOS, BUSCOU EVIDENCIAR AS ATIVIDADES L?DICAS RELACIONADAS A SEXUALIDADE DESENVOLVIDAS DURANTE AS AULAS DE CI?NCIAS E SEUS POTENCIAIS RESULTADOS NA PROMO??O DE SA?DE, RESPEITO, EMPATIA E CRITICIDADE. UTILIZANDO METODOLOGIA DO TIPO PARTICIPATIVA, TAIS ATIVIDADES FORAM ARTICULADAS JUNTO A 19 ESTUDANTES DO 8? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ACREDITA-SE QUE AS ATIVIDADES L?DICAS OPORTUNIZARAM O COMPARTILHAMENTO DE RELATOS DE DIFERENTES EXPERI?NCIAS DE VIDA E CONTEXTOS, FUNDAMENTAIS NA CONSTRU??O DE VALORES E PRINC?PIOS EM ADOLESCENTES, GERALMENTE CHEIOS DE D?VIDAS E ANSEIOS SOBRE SEXUALIDADE. PERCEBEU-SE, TAMB?M, GRANDE IDENTIFICA??O DOS ALUNOS COM AS TEM?TICAS ABORDADAS E COM OS RELATOS DE SEUS COLEGAS, O QUE FAVORECE (1) A EMPATIA E SOLIDARIEDADE ENTRE ELES; E (2) UM PROCESSO DE REFLEX?O SOBRE SEUS PROBLEMAS FAMILIARES E DA FAM?LIA DO OUTRO E SUAS PERSPECTIVAS DE CONSTITUI??O DE FAM?LIA.