ESTA PESQUISA É UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA QUE CARACTERIZOU O TRABALHO NOS ARTIGOS DA REVISTA DE ENSINO DE BIOLOGIA DA SBENBIO, ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2020. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE BALIZA A PESQUISA É A CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO FUNDAMENTADA NA FILOSOFIA MARXISTA. DENTRE OS 2.130 ARTIGOS PUBLICADOS, FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE 19, ELES FORAM ORGANIZADOS EM 6 CATEGORIAS DE ANÁLISE QUE EMERGIRAM DAS PRODUÇÕES POR MEIO DAS QUAIS FOI POSSÍVEL APONTAR COMO A ÁREA DE ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZA E SIGNIFICA O TERMO TRABALHO. A PARTIR DA ANÁLISE, EVIDENCIAM-SE AS SEGUINTES CONSTATAÇÕES: (1) A EMERGÊNCIA DAS PESQUISAS DA ÁREA DISCUTIREM O TRABALHO DOCENTE E AS METODOLOGIAS DE ENSINO COM APROFUNDAMENTO TEÓRICO E DE FORMA CRÍTICA E SOCIAL; (2) LACUNAS QUE IMPACTAM NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, COMPREENDENDO-A NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.