JOGO LA VOUIVRE: SERPENTES E ESCADAS COMO FACILITADOR DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
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A inserção dos Jogos digitais no ensino de Química pode contribuir de forma significativa para o ensino. A Educação brasileira, de forma geral, vem enfrentando grandes desafios e devem-se buscar soluções para diminuir o fracasso escolar em diversas áreas, como no ensino de Química, que apesar de ser uma disciplina experimental, na maioria das escolas públicas não se tem recursos como laboratórios para facilitar a aprendizagem. Devemos proporcionar aos nossos alunos aulas dinâmicas, criativas, que envolvam os nossos educandos, que aumente a qualidade do ensino-aprendizagem e diminua a evasão escolar. Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições dos Jogos Digitais no ensino de Química Orgânica, no ensino médio público da cidade de Esperança-PB. Para tanto foram investigados quais os problemas enfrentados pelos professores, e de maneira geral pela escola, com os jovens desta geração digital, sendo elaborado e aplicado um jogo eletrônico com alunos do Ensino Médio na disciplina de Química para identificar a importância dos jogos na aprendizagem do conteúdo e qual a percepção dos alunos sobre a experiência dessa atividade. A pesquisa foi realizada com uma turma de 3ª série do ensino médio, com aplicação do Jogo La vouivre: Serpentes e Escadas ou Jogo da Glória, para aprofundamento do conteúdo de Química Orgânica e aplicação de questionários para avaliar o método de ensino e a contribuição do mesmo para a aprendizagem dos alunos. Os resultados da pesquisa foram muito satisfatórios, sendo observado entusiasmo, atenção, dedicação e compreensão do conteúdo por parte dos alunos na utilização do jogo. 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