Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO LA VOUIVRE: SERPENTES E ESCADAS COMO FACILITADOR DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: NATIVOS DIGITAIS, JOGOS, APRENDIZAGEM Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Os jovens da atual geração são considerados nativos digitais, pois nasceram e estão crescendo em contato com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), estão vivendo em um ambiente tecnológico, em uma cultura que está a cada dia sendo modificada pela influência das novas tecnologias, dos jogos digitais e pela mídia. A inserção dos Jogos digitais no ensino de Química pode contribuir de forma significativa para o ensino. A Educação brasileira, de forma geral, vem enfrentando grandes desafios e devem-se buscar soluções para diminuir o fracasso escolar em diversas áreas, como no ensino de Química, que apesar de ser uma disciplina experimental, na maioria das escolas públicas não se tem recursos como laboratórios para facilitar a aprendizagem. Devemos proporcionar aos nossos alunos aulas dinâmicas, criativas, que envolvam os nossos educandos, que aumente a qualidade do ensino-aprendizagem e diminua a evasão escolar. Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições dos Jogos Digitais no ensino de Química Orgânica, no ensino médio público da cidade de Esperança-PB. Para tanto foram investigados quais os problemas enfrentados pelos professores, e de maneira geral pela escola, com os jovens desta geração digital, sendo elaborado e aplicado um jogo eletrônico com alunos do Ensino Médio na disciplina de Química para identificar a importância dos jogos na aprendizagem do conteúdo e qual a percepção dos alunos sobre a experiência dessa atividade. A pesquisa foi realizada com uma turma de 3ª série do ensino médio, com aplicação do Jogo La vouivre: Serpentes e Escadas ou Jogo da Glória, para aprofundamento do conteúdo de Química Orgânica e aplicação de questionários para avaliar o método de ensino e a contribuição do mesmo para a aprendizagem dos alunos. Os resultados da pesquisa foram muito satisfatórios, sendo observado entusiasmo, atenção, dedicação e compreensão do conteúdo por parte dos alunos na utilização do jogo. O questionário indicou que os estudantes passam muito tempo frente à televisão e navegando na internet, mas são poucos os que utilizam sites de estudos, o maior tempo dedicado são as redes sociais, tornando-se um problema para a escola, pois os estudantes desta geração fazem várias coisas ao mesmo tempo, mas não tem o hábito de estudar. Os jogos eletrônicos são recursos didáticos, criativos, que podem desenvolver várias competências e habilidades importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Os nativos digitais aprendem mais com a utilização de jogos e de outros recursos tecnológicos, mas de acordo com a pesquisa realizada a aprendizagem é mais eficaz quando se faz uma junção das práticas digitais com as tradicionais.

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