Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ENSINO DO CÁLCULO DE ÁREAS E PERÍMETROS DE RETÂNGULOS E QUADRADOS ATRAVÉS DE UMA OFICINA.

Palavra-chaves: ENSINO, MATEMÁTICA, METODOLOGIAS Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho consiste no relado da aplicação de uma oficina voltada para o ensino das fórmulas usadas no cálculo da área de retângulos e quadrados, bem como o cálculo que permite encontrar o perímetro destas mesmas figuras.Oficina esta que foi aplicada na Escola Municipal Afonso Salgado, para os alunos do 6º ano pelo subprojeto Matemática Montes Claros do PIBID.Para que os alunos melhor compreendessem o uso das fórmulas que normalmente lhes são apresentadas de maneira tão teórica e abstrata, quando poderiam estar sendo ensinadas aos alunos de maneira mais prática e aplicada, podendo assim chamar a atenção daqueles alunos para a importância de seu aprendizado, pensamos em uma oficina onde eles pudessem montar as figuras as quais as formulas seriam aplicadas.Passamos aos alunos palitinhos com dois tipos de tamanhos diferentes, onde eles os usariam para montar as figuras e posteriormente calcular seus perímetros e áreas. Posteriormente foi passado um resumo aos alunos das formas geométricas quadrado e retângulo, e posteriormente, como é feito o cálculo do perímetro destas figuras, bem como o de suas áreas, onde foi passado alguns exercícios de fixação aos alunos, que no entanto, deveriam resolver montando a figura com os palitinhos previamente distribuídos para só então procurar os resultados pedidos nos exercícios. Após essa introdução das ideias básicas para o entendimento da matéria em si, lançamos uma atividade com um grau de dificuldade maior, porém, para ser resolvida com o nosso acompanhamento, sendo ela a questão 26 do nível 1 do banco de questões da OBEMEP 2013, porém com um pequeno reajuste nas medidas da figura apresentada na questão, para que as medidas se enquadrem nas medidas dos palitos que entregamos a eles.Apesar de que as atividades passadas fossem simples, houve uma dificuldade geral em interpretar os enunciados e compreender o que deveria ser feito para achar o que era pedido. No início houve uma confusão com os conceitos de perímetro e área no momento da resolução de alguns exercícios, mas após a realização de várias atividades e de explicações detalhadas, os alunos foram fortificando esses conceitos e sabendo separa-los. Apesar das dificuldades encontradas, tanto dos alunos entenderem o conteúdo, quanto da disciplina em sala de aula, pode-se contatar que foi mais prazeroso e proveitoso para os alunos terem o conteúdo ministrado de uma forma diferenciada, em que eles trouxeram a teoria do caderno para a pratica.

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