EDUCAÇÃO NO CAMPO: HISTÓRIA, LUTAS E CONQUISTAS.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7180 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1839 "inscrito_id" => 32902 "titulo" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO: HISTÓRIA, LUTAS E CONQUISTAS." "resumo" => "O presente artigo buscou discutir a incansável luta dos movimentos sociais do campo entre o fim dos anos 70 e início dos anos 80, pautando a discussão das lutas e conquistas desses movimentos por uma escola e uma educação com foco na realidade local, isto é, do campo e para o campo. A pesquisa foi elaborada através de estudos e revisões bibliográficas de cunho exploratório, tendo seu referencial teórico em: Ferreira e Brandão (2011); Molina (2006) e Santos (2000; 2002). Contatou-se através das leituras e pesquisas bibliográficas que a luta dos Movimentos Sociais pela educação, surgiu principalmente através dos integrantes do Movimento dos Sem Terra – MST, partindo da preocupação dos mesmos em assegurar a escolarização de seus familiares e que o processo de lutas e reinvindicações por uma educação no campo de qualidadecontavam com forte participação da comunidade, que se organizaram em comissões e acampamentos buscando melhores condições através de doações e trabalhos coletivos. A adequação do currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), voltada para a realidade no e do campo foi considerada uma conquista, no entanto essas alterações vêm acontecendo ao longo do tempo, através de adaptações e adequações a vida rural e as regiões. É perceptível que a história da educação do campo foi marcada profundamente pelo abandono e descaso do poder público que por muito tempo manteve uma postura falha no que se refere a investimentos de escolas do campo, optando por executar melhorias em escolas da cidade e nos transportes para deslocamento da população. Neste aspecto a mobilidade da educação do campo para a cidade torna-se uma problemática tendo em vista que a comunidade que se desloca rotineiramente sofre um déficit na sua identidade local. Baseados na história das experiências, das lutas por melhores condições de infraestrutura, transporte, localização geográfica e currículo, bem como as conquistas de seus atores sociais, entendemos que quem faz a escola do campo são os movimentos sociais e os povos do campo e que a mesma ainda hoje é fruto das lutas e conquistas de homens e mulheres que vivem e residem na zona rural. Nesse contexto torna-se claro que a escola do campo precisa de uma maior atenção do Governo e que é fundamental que a mesma seja ocupada pela pedagogia dos movimentos que formam os sujeitos sociais do campo, isto é, uma pedagogia libertadora e emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, IDENTIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_03_29_idinscrito_32902_76433d81c4f9297116cd38b8922ddde8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LIRA IBIAPINA" "autor_nome_curto" => "MARIANA LIRA" "autor_email" => "mariliraibiapina@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7180 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1839 "inscrito_id" => 32902 "titulo" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO: HISTÓRIA, LUTAS E CONQUISTAS." "resumo" => "O presente artigo buscou discutir a incansável luta dos movimentos sociais do campo entre o fim dos anos 70 e início dos anos 80, pautando a discussão das lutas e conquistas desses movimentos por uma escola e uma educação com foco na realidade local, isto é, do campo e para o campo. A pesquisa foi elaborada através de estudos e revisões bibliográficas de cunho exploratório, tendo seu referencial teórico em: Ferreira e Brandão (2011); Molina (2006) e Santos (2000; 2002). Contatou-se através das leituras e pesquisas bibliográficas que a luta dos Movimentos Sociais pela educação, surgiu principalmente através dos integrantes do Movimento dos Sem Terra – MST, partindo da preocupação dos mesmos em assegurar a escolarização de seus familiares e que o processo de lutas e reinvindicações por uma educação no campo de qualidadecontavam com forte participação da comunidade, que se organizaram em comissões e acampamentos buscando melhores condições através de doações e trabalhos coletivos. A adequação do currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), voltada para a realidade no e do campo foi considerada uma conquista, no entanto essas alterações vêm acontecendo ao longo do tempo, através de adaptações e adequações a vida rural e as regiões. É perceptível que a história da educação do campo foi marcada profundamente pelo abandono e descaso do poder público que por muito tempo manteve uma postura falha no que se refere a investimentos de escolas do campo, optando por executar melhorias em escolas da cidade e nos transportes para deslocamento da população. Neste aspecto a mobilidade da educação do campo para a cidade torna-se uma problemática tendo em vista que a comunidade que se desloca rotineiramente sofre um déficit na sua identidade local. Baseados na história das experiências, das lutas por melhores condições de infraestrutura, transporte, localização geográfica e currículo, bem como as conquistas de seus atores sociais, entendemos que quem faz a escola do campo são os movimentos sociais e os povos do campo e que a mesma ainda hoje é fruto das lutas e conquistas de homens e mulheres que vivem e residem na zona rural. Nesse contexto torna-se claro que a escola do campo precisa de uma maior atenção do Governo e que é fundamental que a mesma seja ocupada pela pedagogia dos movimentos que formam os sujeitos sociais do campo, isto é, uma pedagogia libertadora e emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, IDENTIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_16_03_29_idinscrito_32902_76433d81c4f9297116cd38b8922ddde8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LIRA IBIAPINA" "autor_nome_curto" => "MARIANA LIRA" "autor_email" => "mariliraibiapina@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }