AVANÇOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇAÕ
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6977 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 867 "inscrito_id" => 2229 "titulo" => "AVANÇOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇAÕ" "resumo" => "Este texto representa uma pesquisa realizada durante a disciplina de Pesquisas e Práticas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa analisou os avanços e desafios do programa do governo federal Mais Educação desenvolvido na Escola Edgar Guedes da Silva no município de Pedras de Fogo – PB, com o intuito de observar as concepções e práticas voltadas à Educação do Campo, além de identificar a relação educador/educando no processo de ensino-aprendizagem no campo. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Madalena Sucheck e Lucia Helena Alencastro (2011), que enfatizam as ações da educação do campo na Região de Cascavel a partir do Projovem-Campo e do projeto Saberes da Terra. Também utilizamos como fundamentação teórica Molina, et al. (2005) e Pimenta, et al. (2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que utilizará como instrumentos de coleta de dados a conversa informal e a entrevista semi-estruturada, combinando perguntas abertas e fechadas. Essa pesquisa contou com a participação de 03 professores e 03 alunos de uma escola pública do ensino fundamental 1 e II. As análises dos dados foram construídas a partir do diálogo entre teorias e dados empíricos coletados. Os resultados parciais apresentam alguns avanços da escola a partir da inserção do programa Mais Educação que impulsionou a criação de uma horta, na qual são colhidos legumes e verduras naturais para serem utilizados na merenda escolar. Com o programa também houve a redução da evasão escolar e foi ampliada a oferta de ensino médio. O desafio atual consiste em conseguir a permanência dos alunos na escola mesmo melhorando o ensino-aprendizagem, a auto-estima, o comportamento e comprometimento com a comunidade. Para isso, foi ampliada a infra-estrutura da escola com mais duas salas de aula, uma sala de leitura, uma sala de recreação, um laboratório de informática, ginásio poliesportivo, um auditório para apresentações de datas comemorativas e culminâncias. Outros resultados positivos consistem no crescimento pessoal dos alunos, monitores qualificados, oferta de almoço e lanche de qualidade, participação da família na escola. A educação do campo necessita de políticas públicas que estimulem a autonomia dos sujeitos, valorize suas especificidade e saberes para que possam usufruir de todos os direitos respaldados por lei." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CAMPO, POLITICAS EDUCACIONAIS, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_10_47_20_idinscrito_2229_52740d96e80f84676412d56a7947c782.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA ALVES DE MOURA NEVES" "autor_nome_curto" => "EMANUELA ALVES" "autor_email" => "emanuela_alves_@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6977 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 867 "inscrito_id" => 2229 "titulo" => "AVANÇOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇAÕ" "resumo" => "Este texto representa uma pesquisa realizada durante a disciplina de Pesquisas e Práticas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa analisou os avanços e desafios do programa do governo federal Mais Educação desenvolvido na Escola Edgar Guedes da Silva no município de Pedras de Fogo – PB, com o intuito de observar as concepções e práticas voltadas à Educação do Campo, além de identificar a relação educador/educando no processo de ensino-aprendizagem no campo. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Madalena Sucheck e Lucia Helena Alencastro (2011), que enfatizam as ações da educação do campo na Região de Cascavel a partir do Projovem-Campo e do projeto Saberes da Terra. Também utilizamos como fundamentação teórica Molina, et al. (2005) e Pimenta, et al. (2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que utilizará como instrumentos de coleta de dados a conversa informal e a entrevista semi-estruturada, combinando perguntas abertas e fechadas. Essa pesquisa contou com a participação de 03 professores e 03 alunos de uma escola pública do ensino fundamental 1 e II. As análises dos dados foram construídas a partir do diálogo entre teorias e dados empíricos coletados. Os resultados parciais apresentam alguns avanços da escola a partir da inserção do programa Mais Educação que impulsionou a criação de uma horta, na qual são colhidos legumes e verduras naturais para serem utilizados na merenda escolar. Com o programa também houve a redução da evasão escolar e foi ampliada a oferta de ensino médio. O desafio atual consiste em conseguir a permanência dos alunos na escola mesmo melhorando o ensino-aprendizagem, a auto-estima, o comportamento e comprometimento com a comunidade. Para isso, foi ampliada a infra-estrutura da escola com mais duas salas de aula, uma sala de leitura, uma sala de recreação, um laboratório de informática, ginásio poliesportivo, um auditório para apresentações de datas comemorativas e culminâncias. Outros resultados positivos consistem no crescimento pessoal dos alunos, monitores qualificados, oferta de almoço e lanche de qualidade, participação da família na escola. A educação do campo necessita de políticas públicas que estimulem a autonomia dos sujeitos, valorize suas especificidade e saberes para que possam usufruir de todos os direitos respaldados por lei." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CAMPO, POLITICAS EDUCACIONAIS, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_10_47_20_idinscrito_2229_52740d96e80f84676412d56a7947c782.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA ALVES DE MOURA NEVES" "autor_nome_curto" => "EMANUELA ALVES" "autor_email" => "emanuela_alves_@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }