ENSINANDO A ESCREVER: O GÊNERO CARTA DO LEITOR EM QUESTÃO
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Surgiu das aulas de Prática Pedagógica II do curso de Letras Português do 3º Período, durante discussões sobre a prática e modelo percebidos no contexto da escrita no ensino fundamental II, através de atividades apresentadas nos LDs. Neste, objetivamos refletir sobre o ensino de escrita como prática situada a partir de uma atividade de LD. De modo específico, objetivamos descrever uma atividade de escrita sobre o gênero carta do leitor e verificar o ensino de Língua Portuguesa pela escrita de gêneros textuais. Seguimos uma concepção sociointeracionista de ensino/ aprendizagem, tendo como objeto de análise o livro didático Português - Literatura - Gramática - Produção de Texto - Volume Único - (SARMENTO; TUFANO, 2004). Partimos da premissa de que para se criar um aluno escritor, é preciso instigá-lo à prática da leitura, colocando-o em contato com diversos gêneros textuais e levando-o a observar sua intencionalidade, a fim de tornar a prática da escrita um elo sociocomunicativo. Questionamos a ausência de atividades que motivem os alunos a escrever e de explicações acerca das características do gênero trabalhado. Adotamos uma metodologia de abordagem qualitativa e relacionamos os estudos de teóricos que versam sobre o ensino de escrita pelos gêneros textuais, a exemplo de Antunes (2007), Azeredo (2007), Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados obtidos apontam a escrita como um elo de comunicação, onde o aluno é levado a produzir textos a partir do que aprendeu em sala de aula, através de atividades que o motivem a escrever. Concluímos que é o professor quem proporciona a interação do aluno com o texto e com o autor, uma vez que o Livro didático não é suficiente para essa prática, sendo apenas um instrumento no processo de ensino/aprendizagem." 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