PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIAS E AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID BIOLOGIA EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE NOVA FLORESTA E DE BARRA DE SANTA ROSA – PARAÍBA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7780 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 3512 "titulo" => "PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIAS E AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID BIOLOGIA EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE NOVA FLORESTA E DE BARRA DE SANTA ROSA – PARAÍBA" "resumo" => "Com sua nova vigência iniciada em março de 2014, o subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem sua base institucional na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo uma das equipes formadas no Centro de Educação e Saúde (CES), na cidade de Cuité - PB. Representa um dos esforços de valorização da carreira docente fomentado pelo governo federal, tendo o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES como um parceiro através da equipe de docentes ligados à proposta. Com isso o projeto “PIBID-Bio” vem atuando, junto aos discentes da graduação, como uma estratégia pedagógica educacional inovadora na formação de professores de Ciências e Biologia. O objetivo desse estudo foi descrever o planejamento, as estratégias e as ações que estão em desenvolvimento em duas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio do Semiárido paraibano (José Rolderick de Oliveira, cidade de Nova Floresta e José Luiz Neto, em Barra de Santa Rosa). A partir de reuniões e encontros periódicos, os dados foram levantados e registrados na forma de relatos de experiência e registro fotográfico. Após a análise inicial, pontuamos que as ações de planejamento devem sempre contar com a efetiva participação dos professores supervisores, os quais atuam dentro das escolas junto aos alunos bolsistas do projeto. Os supervisores vêm demonstrando, junto com a coordenação do PIBID-Bio, uma preocupação em aplicar modelos de construção coletiva e interdisciplinar, concomitantemente com a problematização e contextualização das ações. As principais estratégias empregadas no presente são a recuperação de espaços de aprendizagem (principalmente laboratórios de ciências) e a adaptação de jogos e modelos didáticos para o melhoramento das condições do processo ensino aprendizagem. As ações visam ao resgate do valor da escola, não só para alunos, professores e gestores, mas também para toda a comunidade através da promoção de debates e atividades sobre questões ambientais, pedagógicas e sociais. Buscamos a formação dos futuros professores, hoje nossos alunos, de maneira a contribuir efetivamente com o cenário educacional brasileiro de forma positiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_11_56_29_idinscrito_3512_e2c65448af2bde5b638c98dcfd979c0c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE GOMES SANTOS" "autor_nome_curto" => "MGS" "autor_email" => "michelle.gomessantos@gmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7780 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 3512 "titulo" => "PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIAS E AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID BIOLOGIA EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE NOVA FLORESTA E DE BARRA DE SANTA ROSA – PARAÍBA" "resumo" => "Com sua nova vigência iniciada em março de 2014, o subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem sua base institucional na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo uma das equipes formadas no Centro de Educação e Saúde (CES), na cidade de Cuité - PB. Representa um dos esforços de valorização da carreira docente fomentado pelo governo federal, tendo o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES como um parceiro através da equipe de docentes ligados à proposta. Com isso o projeto “PIBID-Bio” vem atuando, junto aos discentes da graduação, como uma estratégia pedagógica educacional inovadora na formação de professores de Ciências e Biologia. O objetivo desse estudo foi descrever o planejamento, as estratégias e as ações que estão em desenvolvimento em duas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio do Semiárido paraibano (José Rolderick de Oliveira, cidade de Nova Floresta e José Luiz Neto, em Barra de Santa Rosa). A partir de reuniões e encontros periódicos, os dados foram levantados e registrados na forma de relatos de experiência e registro fotográfico. Após a análise inicial, pontuamos que as ações de planejamento devem sempre contar com a efetiva participação dos professores supervisores, os quais atuam dentro das escolas junto aos alunos bolsistas do projeto. Os supervisores vêm demonstrando, junto com a coordenação do PIBID-Bio, uma preocupação em aplicar modelos de construção coletiva e interdisciplinar, concomitantemente com a problematização e contextualização das ações. As principais estratégias empregadas no presente são a recuperação de espaços de aprendizagem (principalmente laboratórios de ciências) e a adaptação de jogos e modelos didáticos para o melhoramento das condições do processo ensino aprendizagem. As ações visam ao resgate do valor da escola, não só para alunos, professores e gestores, mas também para toda a comunidade através da promoção de debates e atividades sobre questões ambientais, pedagógicas e sociais. Buscamos a formação dos futuros professores, hoje nossos alunos, de maneira a contribuir efetivamente com o cenário educacional brasileiro de forma positiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_11_56_29_idinscrito_3512_e2c65448af2bde5b638c98dcfd979c0c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE GOMES SANTOS" "autor_nome_curto" => "MGS" "autor_email" => "michelle.gomessantos@gmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }