O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER, A PARTIR DE UM RESGATE HISTÓRICO, A INFLUÊNCIA DESTA LICEU DE ARTES DE OFÍCIOS DE PERNAMBUCO NA FORMAÇÃO DO RECIFE DO SÉCULO XX E A IMPORTÂNCIA DESSA INSTITUIÇÃO PARA A MODERNIZAÇÃO DA CIDADE. COMO METODOLOGIA UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO REVISÃO DE LITERATURA NA QUAL REFLETIMOS SOBRE AS PRODUÇÕES DE MC CORD (2009) E GUERRA (2014) ACERCA DO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE PERNAMBUCO À LUZ DO CONCEITO DE MODERNIZAÇÃO DISCUTIDO POR LE GOFF (1990) E GATI (2009). A SOCIEDADE RECIFENSE TINHA COMO NECESSIDADE A MODERNIZAÇÃO E DESTA DERIVOU A CRIAÇÃO DO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE PERNAMBUCO. A FUNDAÇÃO DESSA INSTITUIÇÃO ESCOLAR MARCOU UM NOVO MOMENTO NA EDUCAÇÃO EM RECIFE. UM ENSINO VOLTADO PARA FORMAÇÃO DO OFÍCIO, INFLUENCIADO PELO INÍCIO DA INDUSTRIALIZAÇÃO. O TRABALHO QUE ERA ESCRAVO, EM BREVE, TORNAR-SE-IA LIVRE, MAS PRECISAVA DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA PARA CORRESPONDER AS NECESSIDADES DA EVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DEMAIS INOVAÇÕES. E PARA ATENDER A DEMANDA DA MODERNIZAÇÃO DA CIDADE, A UNIÃO DE ESFORÇOS DE TRÊS GRANDES PROTAGONISTAS: O GOVERNO, A ELITE COMERCIANTE E A SOCIEDADE DE ARTISTAS MECÂNICOS E LIBERAIS RESULTARAM NA CONSTRUÇÃO DO LICEU EM PERNAMBUCO. A MODERNIDADE TRAZIA CONSIGO A PROMESSA DE UM NOVO TEMPO E A SOCIEDADE RECIFE ESTARIA CONSCIENTE DESSA NECESSIDADE DE MODERNIZAÇÃO? REFLETIMOS ASSIM OS QUATRO ELEMENTOS DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DA MODERNIDADE: PERCEPÇÃO DA ACELERAÇÃO HISTÓRICA; PRESSÃO DOS PROGRESSOS MATERIAIS SOBRE AS MENTALIDADES; CHOQUE EXTERIOR E, POR FIM, AFIRMAÇÃO DA MODERNIDADE.