O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O FORMATO DE FORMAÇÃO DOCENTE SINALIZADO NOS TRABALHOS DO EVENTO CONEDU, NO RECORTE TEMPORAL DE 2014-2019. A METODOLOGIA FOI BASEADA EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DOCUMENTAIS, ATRAVÉS DO VIÉS QUALITATIVO COM ABORDAGEM NO “ESTADO DA ARTE”. A ABORDAGEM DO TEMA VEM SENDO INCENTIVADA POR VÁRIOS PESQUISADORES, PARTE DELES, TIVERAM FORTE INFLUENCIA NA PRODUÇÃO DESSE TRABALHO, COMO: GOLEMAN (2011), BISQUEIRA (2000), CASASSUS (2009), VALLÉS (2003), GONSALVES (2015). OS TRABALHOS EVIDENCIARAM UM FORMATO DE FORMAÇÃO DOCENTE PAUTADO NA AUTOCONSCIÊNCIA, AUTOFORMAÇÃO, TÉCNICAS NÃO VIOLENTAS DE DIÁLOGOS E ESCUTA ATIVA, CONTEXTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EMBASADOS EM VIESES MAIS HUMANÍSTICOS E MENOS RACIONAL. DESTACANDO-SE A CARÊNCIA DO APROFUNDAMENTO DA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE TANTO NA MODALIDADE INICIAL, QUANTO NA CONTINUADA E NECESSIDADE DE INSERÇÃO CURRICULAR EM ESPECIAL, NOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA.