A INVESTIGAÇÃO CONSISTE NA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS A PARTIR DO ENSINO PROMOVIDO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. TEM-SE COMO CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, UMA ESTADUAL E OUTRA FEDERAL, AMBAS LOCALIZADAS EM NOVA ANDRADINA/MS. A PERCEPÇÃO DOCENTE É APREENDIDA COM BASE NA COMPREENSÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COMO ATRIBUTOS E QUALIDADES PESSOAIS TRANSFERÍVEIS, NÃO SUBSTITUÍDAS POR MÁQUINAS OU PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, QUE PERMITEM AO INDIVÍDUO INTERAGIR DE MANEIRA EFICAZ E HARMONIOSA CONSIGO MESMO E COM O OUTRO. A PESQUISA EMBASA-SE EM ESTUDOS SOBRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DEMANDADAS PELO SÉCULO XXI, ATENTANDO PARA O FOCO TRIPLO DA EDUCAÇÃO QUE ENVOLVE O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, DE HABILIDADES INTERNAS E DE EMPATIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO E ENTREVISTA. A QUESTÃO RESPONDIDA PELA PESQUISA É: DE QUE FORMA O ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS IMPORTANTES AO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO? O ESTUDO REVELA QUE DENTRE AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS INTEGRADAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PREVALECEM: A EMPATIA, O TRABALHO EM EQUIPE E A CRIATIVIDADE. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARTICIPANTES DA PESQUISA PROMOVEM ENSINO DE CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS DE FORMA ARTICULADA EM ATIVIDADES PEDAGÓGICA COM INTENCIONALIDADE DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS.