O REFERIDO TRABALHO TEM COMO TEMA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, COM FOCO NOS DESAFIOS E SUPERAÇÃO PARA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS/AS, E FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA NOS SEGUINTES AUTORES: MANTOAN (2003; 2006), CAMPBELL (2009), RAMOS (2010), ENTRE OUTROS. O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS PARA A EFETIVAÇÃO DA PROPOSTA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. TRAÇAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS; APRESENTAR UMA RETROSPECTIVA DO PROCESSO HISTÓRICO DAS INICIATIVAS DIRECIONADAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA; CONCEITUAR A ATUAL PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM BASE NOS DOCUMENTOS LEGAIS; COMPREENDER AS LIMITAÇÕES, PRESENTES NA LITERATURA, PARA A EFETIVAÇÃO DA PROPOSTA INCLUSIVA BRASILEIRA. A PARTIR DO ESTUDO, CONSTATAMOS QUE HOUVE UMA EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE, PRINCIPALMENTE NO QUE CONCERNE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PORÉM ESTAS TRANSFORMAÇÕES AINDA NÃO SÃO SUFICIENTES PARA GARANTIR A INCLUSÃO E O APRENDIZADO DESSES ALUNOS. MEDIANTE O CONHECIMENTO DESSES FATOS, É POSSÍVEL CONSTRUIR NOVAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO, RESPALDADAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE POSSAM GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.