A DISCIPLINA DE QUÍMICA CONTRIBUI PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA, UMA VEZ QUE OS CONCEITOS QUÍMICOS ESTÃO PRESENTES NA MAIORIA DOS PROCESSOS DO COTIDIANO. ASSIM, A FORMAÇÃO VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA DEVE SER ENGLOBADA NA EDUCAÇÃO DE TODOS OS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM IGUALITÁRIA PARA ALUNOS COM OU SEM DEFICIÊNCIA. OS DOCENTES TÊM ENFRENTADO DESAFIOS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SEJA ALCANÇADO NO QUE SE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO. A CARÊNCIA DE MATERIAIS ESPECIALIZADOS É UM EXEMPLO. DIANTE DISTO, O PRESENTE TRABALHO ABORDA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM SALAS DE AULA DE ESCOLAS REGULARES, A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONFECCIONADOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM A TEMÁTICA CINÉTICA QUÍMICA. A PRODUÇÃO DO MATERIAL SEGUIU AS SEGUINTES ETAPAS: ELABORAÇÃO TEXTUAL, TRANSCRIÇÃO, TEXTURIZAÇÃO DE FIGURAS, REVISÃO, IMPRESSÃO E AVALIAÇÃO. PARA OS ALUNOS CEGOS, O MATERIAL FOI PRODUZIDO NO FORMATO GRAFOTÁTIL (TRANSCRITO EM BRAILLE COM FIGURAS EM RELEVO), E NO FORMATO AMPLIADO PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO. POSTERIORMENTE A SUA CRIAÇÃO, O MATERIAL FOI AVALIADO POR REVISORES CEGOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC) E POR UM ALUNO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LOCALIZADO NO IBC, ALÉM DE QUATRO ALUNOS DO COLÉGIO PEDRO II. O MATERIAL FOI APROVADO PARA A REPLICAÇÃO E REGISTRO NA DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL ESPECIALIZADO (DPME).