A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES É TEMA DE DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. UMA VEZ QUE AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR PARECEM SER UM FATOR LIMITANTE PARA ESTE ASPIRANTE AO MAGISTÉRIO SE SENTIR MAIS PREPARADO. OS SABERES DOCENTES ESTÃO PERMANENTEMENTE SE (RE) CONFIGURANDO, DEVIDO ÀS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, ÀS NOVAS METODOLOGIAS E ÀS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. SABE-SE QUE OS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS LIGADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS AINDA NÃO SÃO SUFICIENTES. PARA ATENDER ESSA DEMANDA NASCE O PIBID, O QUAL TEM O OBJETIVO DE AMPLIAR AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS NO CHÃO DAS ESCOLAS, A FIM DE CONTRIBUIR COM A (RE) CRIAÇÃO ESPAÇO-TEMPO PEDAGÓGICOS MAIS SIGNIFICATIVOS A ELES E AOS ATORES ENVOLVIDOS COM O ATO EDUCATIVO, EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS. ETE ESTUDO VISA ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA E SUPERVISORES DAS ESCOLAS-CAMPO. CONFORME A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS É POSSÍVEL RATIFICAR O POTENCIAL FORMATIVO DO PROGRAMA PARA A (RE) ORIENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO QUER FAZER DA PRÁXIS, TENDO EM VISTA SER UM ELEMENTO FUNDANTE PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ESTÁ ALINHADO A UMA IDENTIDADE DOCENTE VINCULADA ÀS ORIENTAÇÕES E NECESSIDADES PARA O PRESENTE SÉCULO. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PROPOR UMA NOVA SUB CATEGORIA DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE, NO ÂMBITO DO PIBID, COMO MEIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, POIS A CONTÍNUA RELAÇÃO BOLSISTAS-COORDENADORES-SUPERVISORES TRAZ À TONA O VERDADEIRO PAPEL DO PROFESSOR, REFLETIR SUA PRÁTICA EM UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL TEORIA-PRÁTICA, HAJA VISTA O VÍNCULO ENTRE ESCOLA-UNIVERSIDADE.