A EVASÃO ESCOLAR É UM FENÔMENO QUE ATINGE TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, TEMOS COMO OBJETIVO MAPEAR E ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA SOBRE EVASÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CONSTITUÍRAM-SE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE EVASÃO AUTORES COMO: DORE E LüSCHER (2011) E ARAÚJO E SANTOS (2012). O ESTUDO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, DO TIPO ESTADO DA ARTE. A COLETA DOS TRABALHOS FOI REALIZADA NOS SÍTIOS DA PLATAFORMA SUCUPIRA, NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), E DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) NO PERÍODO DE 2014 A 2018. PARA ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. CLASSIFICAMOS OS TRABALHOS SEGUNDO SUA ÊNFASE TEMÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESUMOS. APÓS ESSA ORGANIZAÇÃO, REALIZAMOS A LEITURA NA INTEGRA DOS TRABALHOS QUE TINHAM COMO FOCO CURSOS NA MODALIDADE SUBSEQUENTE, FOCO DA NOSSA PESQUISA MAIOR. FORAM LOCALIZADOS 28 TRABALHOS, SENDO 24 DISSERTAÇÕES E 04 TESES. DESSES TRABALHOS, SEIS ENVOLVERAM A MODALIDADE SUBSEQUENTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AINDA SÃO ESCASSOS OS ESTUDOS QUE SE DEDICAM A INVESTIGAR O FENÔMENO DA EVASÃO NOS INSTITUTOS E QUE NÃO HÁ UNANIMIDADE POR PARTE DOS ESTUDIOSOS QUANTO À DEFINIÇÃO DO TERMO. OS RESULTADOS DOS TRABALHOS QUE ESTUDARAM A EVASÃO EM CURSOS SUBSEQUENTES INDICAM QUE A COMPLEXIDADE DA PROBLEMÁTICA QUE DIFICULTA SUA RESOLUÇÃO ADVÉM DA SUA DIVERSIDADE FATORIAL.