RESUMO: ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA A PARTIR DO MODELO DE SEQU?NCIA B?SICA DE COSSON (2016), TENDO COMO OBRA CENTRAL, O ROMANCE O M?DICO E O MONSTRO (1886), DE ROBERT LOUIS STEVENSON, E OUTROS TEXTOS QUE TAMB?M FORAM CONSTRU?DOS COM A TEM?TICA DO G?TICO. ESSA PROPOSTA ? RESULTADO DE ESTUDOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS, E TEM COMO FOCO OS ALUNOS DO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS PODE SER ADAPTADA PARA OUTROS N?VEIS ESCOLARES. REALIZAMOS UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA DO ESTADO DA ARTE EM RELA??O ?S CONCEP??ES DE SEQU?NCIA LITER?RIA, O TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA, O G?TICO, E O TEXTO LITER?RIO NA SALA DE AULA QUE FUNDAMENTARAM NOSSA PROPOSTA. PARA TANTO, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS CR?TICO-TE?RICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO: ANTUNES (2003), BALDICK (1996), COLOMER (2007), COSSON (2016), CUDDON (1996),HOGLE (2002), JOUVE (2012), RANGEL (2009), ROUXEL (2013), TERRA (2014) ENTRE OUTROS, COM VISTAS TAMB?M ? PROMO??O DO LETRAMENTO LITER?RIO. ESTA PROPOSTA BUSCA APRIMORAR NOS ALUNOS AS HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA, LINGU?STICA E ORALIDADE, ATRAV?S DA LITERATURA G?TICA. UTILIZAMOS COMO NORTE, A SEQU?NCIA B?SICA DE COSSON (2016), E DETALHAREMOS TODOS OS PASSOS POR ELE PROPOSTOS: MOTIVA??O, INTRODU??O, LEITURA E INTERPRETA??O. DURANTE CADA ETAPA, APRESENTAREMOS SUGEST?ES METODOL?GICAS DETALHADAS E FUNDAMENTADAS TEORICAMENTE, COMO TAMB?M AN?LISES DAS OBRAS G?TICAS (ESTRANGEIRAS E BRASILEIRAS) ENVOLVENDO V?RIOS G?NEROS TEXTUAIS. COM ISTO, ESPERAMOS QUE NOSSO TRABALHO SEJA ?TIL PARA INOVA??ES NAS AULAS DE LITERATURA E SIRVA COMO UMA ALTERNATIVA DE TRABALHO E SUGEST?O PARA OUTRAS PR?TICAS DE LEITURA NAS SALAS DE AULA.