ESTE ARTIGO RETRATA UMA PRÉ-PESQUISA DE CAMPO QUE EMBASARÁ UM PROJETO DE PESQUISA A NÍVEL DE DOUTORADO. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE DESCOBRIR E ANALISAR AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A MATEMÁTICA. ESTA VERIFICAÇÃO INICIAL SE BASEOU EM LINHAS TEÓRICAS E PRÁTICAS QUE POR MEIO DE UMA INVESTIGAÇÃO DE CAMPO REALÇARÁ NOSSA PESQUISA PRINCIPAL. DESSE MODO, PROCUREMOS CONSTATAR A REAL FALTA DE IDENTIFICAÇÃO COM O ENSINAR MATEMÁTICA DE NOSSOS DOCENTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TAL ABORDAGEM FOI FUNDAMENTADA NA OBSERVAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOCENTE E NOSSO ESTUDO É UM DESENVOLVIMENTO QUE PODEMOS CLASSIFICAR COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA NA FORMA DE UMA PESQUISA DE OPINIÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O DISTANCIAMENTO COM OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A FALTA DE AFINIDADES COM A DISCIPLINA ADVÉM DO NÃO GOSTAR OU MEDO DA MATEMÁTICA EM SI, ORIUNDA DESDE AS SUAS FORMAÇÕES ANTERIORES. POR FIM, QUEREMOS DESENVOLVER ESTA PROBLEMATIZAÇÃO PARA FINS DE PESQUISA FUTURA E, AO MESMO TEMPO, ATRAVÉS DESTAS PRÉ-CONSTATAÇÕES INICIAIS DESTA PRÉ-PESQUISA DESCOBRIR SE O DOCENTE AO TER OU NÃO PRAZER E IDENTIFICAÇÃO NO QUE FAZ TERÁ MAIS CHANCES DE SER UM BOM PROFISSIONAL NA ÁREA, PONTO FUNDAMENTAL PARA QUE O ENLACE ENTRE SEUS SABERES PRÉVIOS E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO FOMENTE NUMA CAMINHADA PARA UM ENSINAR COM DEDICAÇÃO, SENTIMENTO E AMOR.