AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA (DCNP), APROVADAS EM 2006, DESENCADEARAM UM PROCESSO DE ANÁLISE E ADEQUAÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. TENDO COMO PONTO DE PARTIDA ESSE MOVIMENTO E CONSIDERANDO O FIM DAS HABILITAÇÕES, ESPECIFICAMENTE NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR, ESTE ARTIGO ANALISA A NOVA CONFIGURAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTADO PELA SEGUINTE QUESTÃO: QUAL O ESPAÇO DA ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO? TEVE-SE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR EM QUE MEDIDA VEM SENDO VALORIZADO O ESTUDO DA TEORIA E A PRÁTICA DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO. COMO PROCEDIMENTOS, ESTA PESQUISA DOCUMENTAL TRABALHOU COM A ABORDAGEM QUALITATIVA, CONTEMPLANDO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A COLETA DE DADOS, A SISTEMATIZAÇÃO E A ANÁLISE DE ALGUNS ELEMENTOS CONTIDOS NOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR UM TOTAL DE 64 CURSOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS E FEDERAIS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA DIVERGÊNCIA NO DELINEAMENTO CURRICULAR DAS UNIVERSIDADES. NOS EXTREMOS DA AMOSTRA ESTÃO OS CURSOS QUE NÃO OFERTAM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS NA ÁREA E OS QUE DISPONIBILIZAM ATÉ 20% DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO PARA O ESTUDO DA TEORIA E PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL. TAIS DADOS REVELAM DIFERENTES ENTENDIMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E DE SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. ESSAS DIFERENÇAS TAMBÉM SÃO INDICADORAS DA NECESSIDADE DE FORTALECIMENTO DESSE CAMPO DE ESTUDO E DO PEDAGOGO ENQUANTO PROFISSIONAL QUE EXERCE FUNÇÕES QUE VÃO ALÉM DA DOCÊNCIA.