O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER COMO AS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PELA PROFESSORA DO AEE PODEM PROMOVER A LEITURA E ESCRITA DE UMA CRIAN?A AUTISTA. ESTUDOS PUBLICADOS NA LITERATURA APONTAM PARA UM DESEMPENHO ACAD?MICO CR?TICO DE ALUNOS AUTISTAS COM D?FICITS EM LEITURA E ESCRITA. ESTRAT?GIAS PEDAG?GICAS COMUMENTE UTILIZADAS, T?M PRODUZIDO POUCO EFEITO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS, INCLUINDO AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. O ESTUDO SOBRE ESTRAT?GIAS DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA PARA CRIAN?AS AUTISTAS ? IMPORTANTE, PARA VERIFICAR COMO INTERMEDIA??ES PEDAG?GICAS PODEM AUXILIAR NA APROPRIA??O DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS AUTISTAS. O SUJEITO OBJETO DESTE ESTUDO FOI UMA MENINA (11 ANOS) COM LAUDO DE AUTISMO DESDE OS 4 ANOS. ESTE TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA B?SICA, TIPO DESCRITIVO, ADOTANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E O M?TODO DEDUTIVO PARA A AN?LISE DOS DADOS. A OBTEN??O DOS DADOS FOI POSS?VEL POR MEIO DA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, UTILIZANDO-SE DE UM ROTEIRO DE PERGUNTAS ABERTAS, DIRECIONADAS ? PROFESSORA DO AEE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM RESPOSTAS POSITIVAS DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA PELA CRIAN?A AUTISTA, DESTACANDO A RELEV?NCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DAS INTERA??ES NO ESPA?O ESCOLAR.