MUITAS SÃO AS DISCUSSÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DO ENSINO INCLUSIVO NO BRASIL. AVANÇOS SIGNIFICATIVOS OCORRERAM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PRINCIPALMENTE, EM RELAÇÃO À MATRÍCULA DOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE) NAS CLASSES REGULARES DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. A EDUCAÇÃO TEM SIDO MESMO O DIREITO DE TODOS? ESTA PESQUISA QUALITATIVA FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NO PORTAL SCIELO - BRASIL COM OBJETIVO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PUBLICADAS NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (RBEE). A REVISTA FOI ESCOLHIDA POR SER AVALIADA PELA CAPES COMO A2 EM EDUCAÇÃO E A1 EM ENSINO. NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE CIÊNCIAS, VIMOS QUE TEM SIDO POUCO INVESTIGADO POR PESQUISADORES DO PRÓPRIO CAMPO OU DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. OS ARTIGOS MAIS ENCONTRADOS SÃO REVISÕES DE LITERATURA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA-INCLUSÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL OU DE ALUNOS COM NEE. CONSTATOU-SE QUE HOUVE POUCA ABORDAGEM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEMÁTICA SOBRE PRÁTICA DOCENTE E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS INCLUSIVO NÃO APARECERAM NESTA PESQUISA. CONSIDERA-SE QUE HÁ UM AVANÇO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, PORÉM POUCA EFETIVIDADE DAS PRÁTICAS DE ENSINO QUE CORROBOREM COM A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PROPONHO PARA PESQUISAS FUTURAS NOVAS INVESTIGAÇÕES COM PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.