NOS DEBRUÇAREMOS NO PRESENTE ARTIGO SOBRE A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE, NO QUAL DEFENDEMOS A IDEIA DAS TECNOLOGIAS COMO UMA EXTENSÃO DO PRÓPRIO CORPO. REFLETIREMOS SOBRE TAL UTILIZAÇÃO E COMO ELA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, MOSTRAREMOS A PERCEPÇÃO DE UMA PARCELA DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA SOBRE O ASSUNTO. UTILIZANDO DE TEÓRICOS COMO MCLUHAN (1974), LE BRETON (2013), KERCKHOVE (2009), DENTRE OUTROS COMO FORMA DE EMBASAMENTO TEÓRICO. CONSEGUIMOS OBSERVAR QUE AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SÃO OPOSTAS E COMPLEMENTARES QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RESSALTADO PELOS MESMOS A IDEIA DE QUE É NECESSÁRIO PLANEJAMENTO PARA QUE ISSO OCORRA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. FORAM ELENCADOS PELOS ESTUDANTES PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA SUA UTILIZAÇÃO, E, COMO TAIS TECNOLOGIAS FAZEM PARTE SIGNIFICATIVA DE NOSSO COTIDIANO SENDO UMA TAREFA DIFÍCIL IMAGINAR A VIDA SEM O SMARTPHONE.