O PRESENTE ARTIGO ARTICULA UM EXERCÍCIO HERMENÊUTICO NA TENTATIVA DE REFLETIR O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ELABORADO PELO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). NESTE SENTIDO, TOMOU-SE COMO PROBLEMÁTICA QUAIS OS CONCEITOS QUE MOVEM SENTIDOS PARA A REFLEXÃO DE UM PENSAMENTO PEDAGÓGICO ELABORADO PELO MST (1996), CONSIDERANDO AS PROPOSITURAS PRESENTES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO N. 8, INTITULADO “PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO NO MST”. PARA ISSO, ELABOROU-SE UM PERCURSO METODOLÓGICO NUMA PERSPECTIVA TEÓRICA, MOBILIZANDO O EXERCÍCIO HERMENÊUTICO EM TORNO DO MAPEAMENTO DE CONCEITOS, DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE SENTIDOS. ASSIM, O CADERNO É MANUSEADO ENQUANTO CORPUS TEÓRICO A SER LIDO, REFLETIDO E COMPREENDIDO COMO PRODUÇÃO DO PRÓPRIO MST. POR FIM, COMPREENDEU-SE QUE O CORPUS TEÓRICO EM QUESTÃO SE DESENVOLVE A PARTIR DO CONCEITO DE PRINCÍPIO, BUSCANDO FUNDAMENTAR UMA CONCEPÇÃO QUE CORRESPONDE AOS CONTEXTOS NOS QUAIS OS SUJEITOS SOCIAIS DO MST ESTÃO INSERIDOS. DESSE MODO, A LINGUAGEM EXPRESSA NA PRODUÇÃO DO MOVIMENTO ENSAIA CAMINHOS TEÓRICOS COM TERMOS ESPECÍFICOS DE MARCAS DE AUTORIA COLETIVA, DIALOGANDO COM AUTORES CLÁSSICOS E PROPONDO UMA RELEITURA SOBRE OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS QUE REFLETEM OS VARIADOS TEMAS DA EDUCAÇÃO.