ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS VIVÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS REALIZADAS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA NA REGIÃO SERIDÓ, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM CONTRAPONTO COM AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. TAL ESTUDO SE PAUTA NA REMEMORAÇÃO DE FATOS QUE SUBJAZEM, COM UM OLHAR ATRAVÉS DE DOIS POSICIONAMENTOS: DE ALUNA E DE PROFESSORA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA OPTAMOS POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, REFERENCIADA PELO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. NESTE SENTIDO, A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA SOB PERSPECTIVA COMPREENSIVO-INTERPRETATIVA (ANDRÉ, 1995; PASSEGGI, 2010, SOUZA, 2014). AS REFLEXÕES REVELARAM O QUANTO SÃO RELEVANTES AS ANÁLISES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS VIVENCIADAS AO LONGO DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE PROPÕE A REALIZAR UM ESTUDO DE NATUREZA (AUTO)BIOGRÁFICA FUNDAMENTADO EM FERRAROTI (2010 E 2014) E JOSSO (2004). O TEXTO APRESENTA DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM CAMPOS & NIGRO (1999); TRIVELATO, SILVA, & CARVALHO (2011); A RESPEITO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM CHEVALLARD & JOHSUA (1982) E PINHO ALVES (2000); PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CAPECCHI (2013); ALÉM DISSO, TRAZEMOS A CONEXÃO ENTRE OS SABERES EM EDGAR MORIN E A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM PAULO FREIRE. COM ESTE ESTUDO, CONSTATAMOS QUE A PRODUÇÃO DOS DISCURSOS (AUTO)BIOGRÁFICOS SÃO FORMATIVOS, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSUMIMOS NOSSA RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO A NOSSA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, (RE)SIGNIFICANDO E RECONFIGURANDO ESPAÇOS, TEMPOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, RECONHECENDO-SE COMO PARTE INTEGRANTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.