A PESQUISA “SINTAXE NA SALA DE AULA: A FUNÇÃO DO COMPLEMENTO NOMINAL” FAZ PARTE DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INTITULADO “LINGUÍSTICA GERATIVA: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. ESSE ESTUDO TEM COMO ESCOPO ANALISAR A FUNÇÃO SINTÁTICA DO COMPLEMENTO NOMINAL, ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ÂMBITO EDUCACIONAL DO CENTRO DE ENSINO PAULO VI. A REFERIDA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NA GRAMÁTICA GERATIVA, DE NOAM CHOMSKY (1999), QUE COMPREENDE A SINTAXE COMO COMPONENTE CENTRAL DA COGNIÇÃO LINGUÍSTICA, ENTENDENDO QUE A COMUNICAÇÃO HUMANA NÃO SE DÁ POR MEIO DE PALAVRAS SOLTAS E, SIM, POR MEIO DE EXPRESSÕES COMPLEXAS COMO SINTAGMAS E FRASES” (KENNEDY, 2013). ASSIM, INVESTIGAMOS O ENSINO/APRENDIZAGEM DE SINTAXE DESENVOLVIDO NO CENTRO DE ENSINO PAULO VI E APRESENTAMOS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES GERATIVISTAS, A PARTIR DE CHOMSKY (1999), PARA MAIOR EFICÁCIA NO ENSINO DO COMPLEMENTO NOMINAL. PARA ISSO, ANALISAMOS O LIVRO DIDÁTICO SE LIGA NA LÍNGUA, DE ORMUNDO & SINISCALCHI (2016), ADOTADO NA ESCOLA PESQUISADA E COMPARAMOS COM OUTRAS GRAMÁTICAS. ALÉM DISSO, FIZEMOS A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS DISCENTES DO 3º ANO, A FIM DE IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES REFERENTES À TEMÁTICA EM QUESTÃO. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO OS ESTUDOS DE CHOMSKY (1999), COSTA & BARIN (2003), CRUZ (2013), KENEDY (2013), ALÉM DO RECURSO À FORTUNA CRÍTICA QUE JÁ SE FORMOU EM TORNO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO.