ESTE TEXTO ANALISA PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL CONSTRUÍDA EM ARTICULAÇÃO COM A PROFISSÃO, FOCALIZANDO DUAS DIMENSÕES BÁSICAS: A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA LICENCIATURA E OS SABERES PRODUZIDOS A PARTIR DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. A PESQUISA TEVE POR FINALIDADE ANALISAR NARRATIVAS DE LICENCIANDOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES PARA A FORMAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DOS ENVOLVIDOS. COM BASE EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM QUATRO LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) PARA A LICENCIATURA, NO PERÍODO DE 2014 A 2018, PROCURAMOS RELACIONAR ESSAS DUAS DIMENSÕES SEM PERDER DE VISTA O IMBRICAMENTO DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO. OS DADOS APRESENTADOS NOS INDICAM QUE O PROCESSO DE TRABALHO DESENVOLVIDO PELO GRUPO PET CRIA CONDIÇÕES FAVORÁVEIS DE INSERÇÃO À DOCÊNCIA, POSSIBILITANDO AOS LICENCIANDOS A OPORTUNIDADE DE IMERSÃO EM SITUAÇÕES REAIS DA FUTURA PROFISSÃO, O COMPARTILHAMENTO DE DÚVIDAS E APRENDIZAGENS, A REINTERPRETAÇÃO DE FATOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE SUA PRÁTICA PROFISSIONAL. DESTA ANÁLISE, DESTACAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EVIDENCIADAS PELOS SUJEITOS, NAS QUAIS INDICAM QUE O ENVOLVIMENTO NO GRUPO PET FAVORECEU A REVISÃO E O CONHECIMENTO DO OFÍCIO DE PROFESSOR, REFORÇANDO QUE, POR SEU INTERMÉDIO, FOI POSSÍVEL CONVIVER NO/COM O AMBIENTE DA ESCOLA SOB OUTRA PERSPECTIVA, EQUILIBRANDO A TEORIA DO QUE ESTUDARAM NA GRADUAÇÃO COM OS ESTUDOS DO PRÓPRIO PET E A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA REALIDADE DAQUELE ESPAÇO.