RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. NESSE CONTEXTO, NESTA PESQUISA, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. CONSTITUÍRAM-SE COMO REFERENCIAIS PARA ESTUDOS SOBRE O ENSINO MÉDIO AUTORES COMO: KUENZER (2000, 2005), ROMANELLI (2006) E SILVA E SCHEIBE (2017). O REFERENCIAL TEÓRICO É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI, E A ABORDAGEM ESTRUTURAL, PROPOSTA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA A ABORDAGEM ESTRUTURAL, O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL, QUE CONSTITUI A BASE COLETIVAMENTE PARTILHADA DA REPRESENTAÇÃO, E UM PERIFÉRICO, COMPOSTO POR CARACTERÍSTICAS PARTICULARES AOS INDIVÍDUOS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 40 ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E EM MATEMÁTICA, 20 DE CADA GRUPO. UTILIZAMOS, COMO PROCEDIMENTO DE COLETA, UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE, TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A CENTRALIDADE DOS ELEMENTOS “FORMAÇÃO”, “EDUCAÇÃO”, “APRENDIZAGEM”, “PROFESSOR”, “ALUNO” E “FUTURO”. PARA OS/AS LICENCIANDOS/AS, O ENSINO MÉDIO TEM COMO OBJETIVOS A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INTELECTUAL, ÉTICA E SOCIAL DOS ESTUDANTES, ALMEJANDO O FUTURO. O ESTUDO É RELEVANTE, POIS A ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE FUTUROS DOCENTES PERMITE REORIENTAR A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO.