A MATEMÁTICA É CARACTERIZADA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA MONÓTONA E DIFÍCIL, EM GERAL, ESSA VISÃO ACONTECE PELA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. ASSIM, OBJETIVAMOS APRESENTAR O JOGO “FUNÇÃO FLORAL” E AS SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO GRAU. O REFERIDO JOGO OPORTUNIZA MOBILIZAR OS CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA PARA REVISAR E/OU (RE)CONSTRUIR A APRENDIZAGEM DE FORMA MAIS DINÂMICA E LÚDICA, O QUE PERMITE DIVERSIFICAR A PRÁXIS DOCENTE, BEM COMO ANALISAR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES NOS CONTEÚDOS ABORDADOS NO JOGO. A “FUNÇÃO FLORAL” DESDE A SUA CONSTRUÇÃO TEM REVELADO MUITA POTENCIALIDADE PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, COMO TAMBÉM UMA POSSIBILIDADE DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO E PRINCIPALMENTE, ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE E A CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE CONHECIMENTO A PARTIR DA NECESSIDADE DE AJUDA MÚTUA ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE PARA QUE TODOS POSSAM ALCANÇAR O OBJETIVO DO JOGO, QUE É FORMAR A FLOR ENCAIXANDO AS PÉTALAS DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO. A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA FOI MUITO EXITOSA E DEMONSTROU A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA QUE A MATEMÁTICA POSSA SER VISTA DE FORMA POSITIVA E CONTRIBUA SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO EDUCANDO, BEM COMO REVELOU QUE OS DOCENTES QUE CONHECEM A “FUNÇÃO FLORAL” SÃO MOTIVADOS A UTILIZAR NA SUA PRÁXIS, ADAPTANDO PARA OUTROS CONTEÚDOS E/OU DISCIPLINAS, POIS UMA CARACTERÍSTICA SINGULAR DO MESMO É A POSSIBILIDADE DE ADEQUAÇÃO, O QUE NOS REVELA UM CARÁTER UNIVERSAL DO REFERIDO JOGO.